Deputada Cloara Pinheiro (PSD) fala sobre o Novembro Azul, dedicado a alertar os homens sobre o câncer de próstata

08/11/2024 11h05 | por Assessoria Parlamentar
“A gente não vai conseguir subir numa tribuna como essa, que é tão importante, para falar de qualquer assunto, se a gente não tiver saúde”, ressalta a parlamentar.

“A gente não vai conseguir subir numa tribuna como essa, que é tão importante, para falar de qualquer assunto, se a gente não tiver saúde”, ressalta a parlamentar.Créditos: Orlando Kissner/Alep

“A gente não vai conseguir subir numa tribuna como essa, que é tão importante, para falar de qualquer assunto, se a gente não tiver saúde”, ressalta a parlamentar.

Em tribuna, durante a Sessão Plenária desta terça-feira (5) para falar sobre a campanha do Novembro Azul, a Deputada Estadual e Procuradora da Mulher Cloara Pinheiro (PSD) fez um pedido aos deputados: “A gente não vai conseguir subir numa tribuna como essa, que é tão importante, para falar de qualquer assunto, se a gente não tiver saúde”, ressalta a parlamentar.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, representando cerca de 10,2% dos casos de câncer em geral, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Embora o exame de rastreamento deva ser uma decisão individual, considerando fatores de risco e após orientação médica, geralmente é recomendado que homens a partir dos 50 anos realizem exames preventivos, ou a partir dos 45 anos em caso de histórico familiar.

O INCA, em seu estudo "Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil", projetou que o câncer de próstata será uma das principais causas de câncer entre homens no Paraná, com estimativa de 3.430 novos casos ao ano no triênio 2023-2025. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), 1.136 óbitos foram registrados no Paraná em 2023 devido ao câncer de próstata, sendo este o ano com o maior número de mortes desde que os registros começaram, em 1979.

Ao pedir que os deputados, além de alertarem sobre a doença, realizem o exame, Cloara Pinheiro (PSD) fala sobre a importância de vencer o preconceito: “Vamos parar com aquela coisa de ‘o exame é esquisito’. Não tem nada disso, vamos deixar esse preconceito de lado”, ressaltou, destacando que o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura, podendo chegar a até 90%.

A deputada também fez uma homenagem à sua filha Carolina, que faleceu há 31 anos devido a complicações de um retinoblastoma, um tipo raro de câncer nos olhos. Ao falar sobre a filha, Cloara afirma apoiar todas as pautas de prevenção contra o câncer, e não apenas durante os meses dedicados a campanhas específicas, reforçando que o alerta e o cuidado devem ser constantes, todos os meses do ano.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação