O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão desta segunda-feira, 04, um projeto de lei de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) que institui no calendário de eventos do Paraná a Semana Estadual dos Porcos Crioulos, que deverá acontecer toda terceira semana do mês de maio. A proposição passará por novas votações nas próximas semanas.
“O propósito é dar visibilidade à criação das raças crioulas no nosso Estado. É uma criação raiz. Os animais ficam ao ar livre, sem confinamento. Isso faz uma enorme diferença na qualidade da carne”, destaca o deputado. Ele, ressalta ainda que a iniciativa valoriza o trabalho de produtores e pesquisadores que trabalham no resgate de raças crioulas. “Esta é a primeira lei que elaboramos para resgatar de forma estruturada a produção de porcos crioulos no Paraná”.
Segundo Romanelli, o Legislativo também analisa outro projeto de lei da sua autoria, que propõe transformar o Porco Moura em patrimônio histórico, cultural e genético do Paraná. “Porcos da raça Moura foram fundamentais no nosso Estado, mas com a aceleração da agroindústria, perdeu espaço. Hoje, há dezenas de criadores e pesquisadores envolvidos no resgate da raça”, observa Romanelli.
Ele explica que a legislação dará suporte ao processo de recuperação e preservação da espécie, “para que possamos manter a pureza genética da raça, com a devida segurança sanitária”. “A carne do Porco Moura não existe em nenhum lugar do mundo”, informa o deputado. “Além de preservar a raça, queremos estimular o mercado, levar mais renda para o campo, seja na agregação de valor à produção da agricultura familiar ou para incentivar uma criação em maior escala”.