Escola do Legislativo da Assembleia promove oficina sobre mídias sociais

25/06/2024 17:12 27/07/2024 04:55 Por Antônio Dilay

A Escola do Legislativo da Assembleia, em conjunto com o programa Interlegis do Senado Federal promoveu, nesta terça-feira (25), no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio da Assembleia Legislativa, a oficina de capacitação em mídias sociais para servidores legislativos estaduais e municipais. Além dos servidores do legislativo estadual, participaram servidores das câmaras de vereadores dos municípios de Inácio Martins, Cornélio Procópio, Fernandes Pinheiro, Rio do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Cambé, Paranaguá, Ivaiporã, Matelândia, Munhoz de Melo, Ventania, Campo Largo, Pato Branco, Jaboti, Jataizinho, Fazenda do Rio Grande e de São Lourenço do Oeste em Santa Catarina.

A oficina em mídias sociais ministrada pelo Interlegis, programa do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal com o objetivo de capacitar as Casas Legislativas a usar de forma planejada as ferramentas, sobretudo as digitais por meio de internet, e as estratégias de comunicação para se relacionar com seus diversos públicos.

O analista legislativo, responsável pelos perfis oficiais do Senado Federal e coordenador do Núcleo de Mídias Sociais no Senado Federal, Tadeu Sposito foi o palestrante da oficina e comentou sobre a importância das Casas Legislativas se adequarem ao uso das tecnologias de comunicação e informação. “A Casa Legislativa é por definição a representação do povo, é onde tem a pluralidade de ideias, onde as pessoas debatem e chegam nos consensos possíveis, portanto as Casas Legislativas precisam ser transparentes e estarem próximas do cidadão, precisa estar onde o cidadão está. E onde o cidadão está? Na casa dele com o celular na mão, rodando feeds de notícias, rodando as redes sociais. Estar nas mídias sociais produzindo conteúdo interessante, eficiente, que atraia o público, que faça com que ele entenda o que acontece dentro do legislativo, para que ele compreenda e para que ele forme o seu juízo, envolve muita estratégia e planejamento”.

“Por isso é fundamental que tenhamos estas oficinas de capacitação para que possamos entender como estas plataformas funcionam, para entendermos quais são as melhores estratégias que podemos ter, seja para administrar perfil, seja para produzir conteúdo, enfim, trazer o cidadão para perto dos legislativos. Uma das coisas que tem mudado muito a forma como trabalhamos, são as ferramentas baseadas em inteligência artificial, então um dos principais objetivos desta oficina é o de entender como podemos usar estas ferramentas a nosso favor”, concluiu o analista Tadeu Sposito.

Mídias Sociais como canal de comunicação do Legislativo com a Sociedade

Os conteúdos apresentados versaram sobre a comunicação legislativa hoje, suas dinâmicas, meios, ferramentas e suporte; entender o público e o modo como se comportam em contextos e interações sociais; conteúdos e estratégias para gerar bons resultados; comunicação multidirecional e planejamento em comunicação digital, políticas de uso e gestão do trabalho.

O diretor da Câmara Municipal Jataizinho, Juliano Fidelis participou da oficina e ressaltou a importância em olhar para as tecnologias de informação e comunicação como forma de aproximar a população do legislativo. “Acompanhamos o Interlegis há 12 anos. Utilizamos os sistemas deles e suas capacitações. Os nossos servidores sempre estão fazendo os cursos, os treinamentos e dessa vez vim eu, que estou na direção da Câmara de Jataizinho já há 10 anos. Ainda somos escassos na área de comunicação, por isso vim na frente para poder aprender alguma coisa e levar aos nossos servidores essa parte de capacitação em mídia e inteligência artificial. Ainda temos dificuldades enormes na área de comunicação, poucos são os servidores capacitados e por isso em breve vamos fazer um concurso. Hoje é essencial o uso das tecnologias de informação e comunicação para mostrar para a população o que o Legislativo faz e pode fazer por eles”.

A oficina do Interlegis, promovida pela Escola do Legislativo segue ainda nos dias 26 e 27 de junho, sempre no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com o módulo “Inteligência Artificial na Comunicação Digital” abordando as principais ferramentas disponíveis, publicações (da ideia ao post usando IA), prática (gerando imagens com IA) e prompt (aprendendo a fazer perguntas certas para a IA).