Lindolpho Pessoa
Lindolpho Pessoa da Cruz Marques nasceu no dia 11 de fevereiro de 1882, em Bananeiras, Paraíba. Era filho do coronel Antônio Tertuliano da Cruz Marques e de Leonilla Pessoa da Cruz Marques.
Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Recife, em 1904.
Após a formatura, mudou-se para Curitiba para exercer a advocacia. Em 1905 foi nomeado promotor pública de São José da Boa Vista, de onde se afastou três meses após a nomeação para assumir o caro de delegado de Polícia de Curitiba. Em 1906 foi nomeado promotor público da Capital. Passou em 1º lugar em concurso para o cargo de juiz de direito. Lindolpho Pessoa foi nomeado para exercer o ministério da justiça em Imbituva, cuja comarca instalou. Se manteve em Imbituva até 1915, quando, a pedido, foi removido para Campo Largo.
De 1916 em diante exerceu o cargo de chefe de Polícia do Paraná. Foi ainda: juiz de direito de Guarapuava, de Palmas e da Capital; juiz do Cível e Comércio dessa cidade.
Em 1921 foi para o Rio de Janeiro para assumir cadeira na Câmara Federal como representante do Paraná. Desempenhou o mandato de deputado estadual em várias legislaturas.
Tanto como deputado federal, quanto estadual, defendeu a necessidade da construção da estrada de Ferro Brasil-Assunção, e defendeu o traçado Paranaguá-Guarapuava.
Fez parte do corpo docente da Universidade do Paraná, como professor de direito constitucional da Faculdade de Direito.
Faleceu no dia 8 de julho de 1940, no Rio de Janeiro.


Informações retiradas do livro "130 anos de vida Parlamentar paranaense", 1954, de Maria Nicolas.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

×
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação