PT
  • (41) 3350-4222
Ana Júlia

Ana Júlia Ribeiro é ativista da educação pública, bacharel em Direito pela PUC-PR e estudante de Filosofia na UFPR. Foi eleita em 2022, aos 22 anos, como a deputada mais jovem da história do Paraná.

Aprendeu desde cedo com os pais trabalhadores, Seu Júlio e Dona Nina, que a luta se faz nas esferas públicas e que a democracia é um dos bens mais caros ao ser humano.

Começou sua militância na escola pública e se destacou nas ocupações secundaristas de 2016, organizadas pelos estudantes que se posicionavam contra a reforma do Ensino Médio. Ficou nacionalmente conhecida por seu discurso na Assembleia Legislativa do Paraná, quando aos 16 anos enfrentou os deputados defendendo o movimento das ocupações secundaristas.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 2018, a convite do presidente Lula, e em 2020 foi candidata à vereadora de Curitiba, quando assumiu a primeira suplência como a jovem mais votada de Curitiba. Em 2022, elegeu-se deputada estadual com 51.845 votos, exercendo o mandato nesta Casa Legislativa em defesa da educação pública, dos direitos das mulheres e da juventude.

As ocupações

O ano era 2016 e milhares de jovens iniciavam um dos movimentos mais importantes da história brasileira na luta pela Educação e por direitos fundamentais. As ocupações nas escolas se espalharam pelo Brasil,  com jovens organizados e mobilizados em busca de um país melhor.

Foi no contexto das ocupações das escolas que Ana Júlia Ribeiro, à época uma estudante secundarista de 16 anos, despertou para a política. “Foi um movimento lindo e que mudou toda a minha vida. Lembro com muito saudosismo”, afirma.

Naquele ano, a jovem estudante repercutiu no mundo inteiro com seu discurso dentro da Assembleia Legislativa defendendo uma educação de qualidade, atrelada a políticas para a juventude.

Nascia dali, para o mundo, uma grande liderança. Depois disso, a vida de Ana Júlia teve mudanças significativas, mas que aconteceram de maneira espontânea, aos poucos.

Ana Júlia foi ocupando diferentes espaços políticos. Ativista, atuante, inquieta, bem-informada e, sobretudo, carismática, ela teve uma trajetória ascendente.

Em 2022, ela se tornou a vereadora mais jovem da história da Câmara de Curitiba. Naquele mesmo ano, foi eleita a deputada mais jovem do Paraná. Em 2023, voltou à Assembleia Legislativa, agora como deputada eleita, e fez um primeiro ano de mandato ativo, repleto de agendas, articulações e ações parlamentares, mesmo diante um desafio enorme: conciliar a vida pública com a conclusão da graduação - o último ano do curso de Direito. Essa missão está cumprida. Mas outras ainda precisam ser vencidas.

*JUVENTUDE E EDUCAÇÃO*

Quando falamos sobre juventude, o que está em jogo é o futuro e a necessidade de construir um mundo melhor.

Falamos, também, sobre oportunidades, educação e cultura – em suma, aquilo tudo que é fundamental para que os jovens possam construir sua trajetória com dignidade e protagonismo. Nesse sentido, nada é mais importante que a Educação. É por isso que Ana Júlia desempenha um mandato atuante na área, sempre buscando uma educação pública de qualidade, com valorização dos professores.

Ana Júlia teve votos nos 399 municípios do Paraná. Resultado que ela recebe com responsabilidade e retorna estimulando a participação dos jovens na política, fundamental para romper com velhos processos e trazer soluções modernas e atentas à época em que vivemos.

 

*FiSCALIZAÇÃO*

Ana Júlia atua junto à comunidade escolar e acompanha de perto os problemas e a busca por soluções. Ela ajudou a mobilizar estudantes na luta contra a educação cívico-militar, contribuindo na luta para impedir que mais de 40 escolas adotassem o modelo.

A deputada também denunciou irregularidades na distribuição das aulas no Paraná e mostrou que os professores do estado estão sendo punidos por ficarem doentes. Ana Júlia fez com que o caso se tornasse uma investigação no Ministério Público.

Com atuação firme, outro caso se tornou público e teve intervenção da Justiça: a tentativa de fechamento de unidades do Ensino Noturno.

A condição das escolas é constantemente acompanhada. Outro assunto que está no centro das atenções da atuação parlamentar de Ana Júlia é a pauta salarial e de carreira dos professores.

Foi combativa contra a terceirização de escolas no Paraná, protocolando requerimentos e ações contra a iniciativa do governo do Estado. "Educação não é mercadoria", denuncia a deputada.

*PROJETOS DE LEI*

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ

• Projeto de Lei das Batalhas de Rima - o projeto instituiu as batalhas como patrimônio cultural imaterial do Paraná

• Criação do Código de Defesa dos Direitos da Mulheres Paranaense

• Diretrizes para estabilidade da mulher gestante no âmbito do estado do Paraná

• Transferência de terras públicas estaduais aos remanescentes das comunidades de quilombos em atendimento ao artigo 68 dos atos das disposições constitucionais transitórias da Constituição Federal

• Instalação de câmeras de vídeo e áudio nas viaturas e uniformes da Polícia Militar, corpo de Bombeiros e Defesa Civil

• Proposição de criação da Frente Parlamentar de Proteção à Saúde Mental

• Combate ao assédio e espaços esportivos

 

CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA

• Moção de apoio para que o Hip-Hop seja considerado patrimônio imaterial do Paraná.

Canais de contato

 

Canais de contato

WhatsApp: (41) 9285-2969

Instagram: https://www.instagram.com/najulia.ribeiro/

Twitter: https://x.com/najuliaribeiro

Facebook: https://www.facebook.com/najuliaribeiro

Email: dep.anajulia@assembleia.pr.leg.br

Telefone do gabinete: (41) 3350-4222

 

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Ana Júlia
×
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação