O programa Rádio Assembleia desta quinta-feira (13) fala sobre uma opção terapêutica que tem ganhado adeptos no Brasil: as Barras de Access. Apesar de ter se popularizado há pouco mais de dois anos no país, foi criada em 1995 e hoje está presente em 173 países.
Quem explicou como funciona e qual a indicação das Barras de Access foi a terapeuta Susana Leal. Segundo ela, a prática consiste no toque suave na cabeça em 32 pontos energéticos, responsáveis por questões ligadas, por exemplo, à relação das pessoas com o dinheiro, medos, traumas, fobias, corpo, saúde, paz interior e relacionamentos.
"Ao longo da vida vamos adotando pontos de vista, pensamentos e tomamos aquilo como verdade. Então, começamos a funcionar através destes pontos de vista e muitos deles podem ser limitantes e prejudiciais. Ao longo da sessão esses pontos são liberados e com isso ocorre um desbloqueio na maneira como a pessoa encara alguns setores da vida”, disse.
De acordo com Suzana, a técnica também ajuda a lidar com a ansiedade, traumas de infância e eventos na vida que ocasionaram dificuldades na realização dos sonhos e objetivos. “A sessão dura em torno de uma hora e equivale a duas horas de meditação”, afirmou.
O norte-americano Gary Douglas criou as ferramentas de Access Counsciousness há 33 anos e em 2000 firmou parceria com o cofundador da terapia Dain Heer.
Variedades – O programa da Rádio Assembleia, desenvolvido pela equipe da Diretoria de Comunicação da Assembleia, é um conteúdo multiplataforma. Pode ser acompanhado pelo site da Assembleia Legislativa, na área destinada ao conteúdo de rádio (http://www.alep.pr.gov.br/divulgacao/radio_assembleia), ou ainda pela TV Assembleia.
Ele vai ao ar na TV após as sessões plenárias que iniciam às 14h30, nas segundas, terças e quartas. Nas quintas, logo após a exibição gravada da sessão do Tribunal de Contas (que inicia às 14 horas). Nas sextas-feiras a transmissão ocorre a partir das 15h30. As reprises acontecem às 22h30, de segunda a sexta-feira.