Secretário de Segurança participa da sessão da próxima segunda-feira (7)

04/05/2012 16h14 | por Nádia Fontana
Vista externa do prédio que abriga o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Vista externa do prédio que abriga o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Nani Gois/Alep

Vista externa do prédio que abriga o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, participará na segunda-feira (7) da sessão plenária da Assembleia Legislativa, que inicia às 14h30, quando usará do horário do Grande Expediente para uma explanação sobre os programas e ações desenvolvidos por sua pasta. Além do secretário, também farão uso da palavra nesta data o médico João Carlos Baracho, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), que abordará as propostas da classe médica para as futuras negociações com as operadoras de planos de saúde; e representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que fazem o lançamento do livro “Construindo Agendas e Definindo Rumos”.

Na ocasião o médico João Carlos Baracho, atendendo a convite do deputado Ney Leprevost (PSD), apresentará um relato sobre o Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde, que mobilizou os profissionais no último dia 25 de abril, em todo o Brasil. Nesta data a categoria manifestou-se contra os baixos honorários e a interferência das operadoras na relação ética dos profissionais com seus pacientes. De acordo com a AMP, o movimento – que teve como grande marco as mobilizações que acorreram no final do mês passado – é um alerta sobre a insatisfação dos médicos com os serviços prestados pelos planos de saúde, o que afeta 46 milhões de brasileiros usuários da rede suplementar.

Universidade – Antes da sessão, no Salão Nobre da Casa de Leis, acontece, a partir das 13h30, a cerimônia de lançamento do livro “Construindo Agendas e Definindo Rumos”. A publicação é resultado da 1ª Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e foi organizado pelos professores Joviles Vitório Trevisol, Maria Helena Cordeiro e Mônica Hass. A obra é a primeira da Série Memória UFFS e reúne relatos das discussões que aconteceram nos diversos fóruns temáticos da 1ª Coepe, realizados nos campi da instituição. O evento na Assembleia atende a uma proposição da deputada Luciana Rafagnin, líder da bancada do PT.

A Universidade Federal da Fronteira Sul é uma instituição de ensino superior pública. Criada pela Lei nº 12.029 (de 15 de setembro de 2009), a UFFS abrange os 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul (Sudoeste do Paraná), do Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. A UFFS tem cinco campi: Chapecó (SC) – sede da instituição; Realeza e Laranjeiras do Sul (PR); e Cerro Largo e Erechim (RS). Com 33 cursos em 42 turmas ingressantes anualmente, a universidade prevê ter dez mil alunos nos primeiros cinco anos. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional.

Pauta – Na Ordem do Dia – a pauta dos trabalhos do Plenário – da próxima segunda-feira, está relacionado o projeto de lei nº 815/11, da deputada Luciana Rafagnin (PT), que cria o selo “Escola Amiga da Natureza”, e tramita em segunda discussão. Segundo a parlamentar, o objetivo é conceder o selo às escolas públicas estaduais do Paraná que desenvolvam ações ambientais durante o ano letivo. Também deve ser votado o projeto de lei nº 076/12, do deputado Fernando Scanavaca (PDT), que declara de utilidade pública a Associação dos Fruticultores de Terra Roxa, e mais dez indicações parlamentares.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação