Roberto Nicolato é jornalista, professor doutor do curso de Jornalismo da Uninter e já trabalhou em vários veículos de comunicação no estado. Circulou inclusive pelos bastidores da Assembleia Legislativa do Paraná. Apaixonado pela literatura de Dalton Trevisan, este mineiro radicado em Curitiba está no segundo romance, chamado “Do outro lado da rua” (Kotter Editorial).
Um corpo caído na calçada, a vida amorosa de uma cantora de cabaré e um homem atormentado pelo passado. Esses são os principais elementos que compõem a narrativa do livro, inspirado no conto “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan. A analogia entre chegada e partida, visitante e morador, caminha no texto que expõe a tragédia de quem é de fora e passa por Curitiba. Mas poderia ser em qualquer outra cidade, explica o autor. E também poderia ser qualquer pessoa de algum lugar remoto do mundo.
Na entrevista para o programa “Autores Paranaenses” ele conta porque decidiu continuar a história começada por Dalton Trevisan. Mas não dá detalhes sobre as cenas dos próximos capítulos. Recomenda a leitura do texto objetivo e sem floreios.
O programa “Autores Paranaenses” vai ao ar neste sábado (21), às 15 horas, no Canal 16 da NET. O material também fica disponível no site www.alep.pr.gov.