A deputada Luciana Rafagnin (PT) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui no Paraná a “Semana Estadual de Esporte Para Pessoa Idosa”. A proposição (de nº 987/11) já recebeu pareceres favoráveis nas comissões técnicas permanentes da Casa e começa a ser votada em Plenário na sessão ordinária marcada para o próximo dia 6 de agosto.
De acordo com a parlamentar, os eventos relacionados a esta semana devem acontecer, anualmente, na primeira semana do mês de outubro, a fim de coincidir com o Dia Internacional do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que é celebrada no dia 1º de outubro. A ideia, segundo Luciana Rafagnin, deverá “estimular e motivar órgãos públicos e privados a promoverem e divulgarem eventos esportivos que valorizem a pessoa idosa. “O projeto também é voltado à articulação de ações de socialização, promoção da cidadania e qualidade de vida”, assinala.
População – Na justificativa do projeto, a deputada destaca que a população de idosos vem aumentando gradativamente no Brasil. No Censo de 2010, o IBGE constatou que a população brasileira com 65 anos ou mais, que era de 5,9% em 2000, atingiu a marca de 7,4%. “A sociedade tem o dever de criar mecanismos que contribuam para a superação dos quadros de apatia, autodesvalorização e de insegurança que levam os idosos ao isolamento social”, alerta a parlamentar.
Ela lembra ainda o fato de que inúmeras pesquisas demonstram que a participação em atividades regulares, recreativas e de lazer é fundamental para um bom desempenho físico do idoso. Isto porque estas atividades geram autoconfiança, satisfação e bem estar numa importante etapa da vida.