Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa faz visita técnica à Casa da Mulher Parnanguara O espaço funciona para acolhimento e profissionalização de mulheres vítimas de violência.

12/07/2024 12h06 | por Assessoria Parlamentar

Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, ao lado da equipe da Casa da Mulher Parananguara.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, realizou uma visita técnica à Casa da Mulher Parnanguara, em Paranaguá, litoral do Estado, ontem (12/07). A Secretária da Mulher do município, Luciana Picanço, apresentou as instalações para a Procuradora e explicou os serviços oferecidos às atendidas.

A Casa da Mulher Parnanguara foi construída com um investimento significativo de R$ 1.393.115,44 da Secretaria Municipal de Assistência Social. Ela conta com uma delegacia especializada, juizado, alojamento e até uma brinquedoteca, proporcionando um atendimento completo para mulheres vítimas de violência.

Desde sua inauguração em março deste ano, mais de 100 mulheres foram atendidas através do projeto Sororidade Segura, além de capacitações. Nesse período, seis mulheres com seus filhos, todos vítimas de violência, encontraram abrigo seguro ali até encontrar um novo lar.

Além do acolhimento físico, a Casa oferece serviços como apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica e muito mais. Para a Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, esse espaço é um refúgio para as mulheres. “No ano passado, destinei R$ 65 mil para a equipagem da Casa da Mulher Parnanguara, pois sei da importância desse trabalho. Além de acolher as mulheres, eles oferecem cursos de capacitação para colocá-las no mercado de trabalho. Ter um espaço diferenciado como esse faz toda a diferença. Parabéns, Paranaguá, e no que depender de mim, teremos várias casas como essa em todo o Estado”, reforçou.

Ponto de Atendimento à Mulher (PAM)

Além disso, a Procuradora da Mulher da Alep, Cloara Pinheiro, conheceu o Ponto de Atendimento à Mulher (PAM) de Paranaguá, localizado no Terminal Rodoviário Urbano do município. O PAM é um espaço instalado pela Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) para oferecer orientação e assistência às mulheres em situação de violência.

Além de orientação jurídica, o PAM encaminha para outros serviços e instituições, e ainda recebe currículos de mulheres buscando oportunidades de emprego, cadastrando-as na Carteira Lilás para encaminhamento às empresas parceiras e capacitação profissional.

“Esse é um local de apoio fundamental para todas as mulheres do município, oferecendo suporte integral em momentos de vulnerabilidade. Muito feliz de ver um espaço como este funcionando no Paraná”, complementou Cloara.