“Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando muitas mulheres entram na política, muda a política”. O deputado Luiz Claudio Romanelli usou a frase da ex-presidente chilena Michelle Bachelet para destacar que a participação feminina na vida pública é essencial. A manifestação ocorreu durante a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná desta terça-feira (08) que marcou o Dia Internacional da Mulher.
Romanelli reafirmou que a política precisa de maior protagonismo feminino para que políticas de igualdade possam avançar. Ele destaca que as mulheres têm uma visão mais humanitária e podem fazer contraponto às posições mais pragmáticas dos homens. “Com mais mulheres em cargos eletivos teremos um contraponto muito necessário e positivo pelas diferentes visões que elas têm do mundo”, afirmou.
Projeto de lei
O deputado é autor de um projeto de lei que pretende instituir um percentual mínimo de mulheres nos Conselhos de Administração de empresas em que o Estado detenha a maioria do capital social com direito a voto. A proposta é estabelecer que ao menos 30 % das cadeiras dos conselhos sejam ocupadas por mulheres. Hoje, a participação é de apenas 5%.
Estava prevista para esta quarta-feira (09) a realização de uma audiência pública para debater o projeto, mas o evento foi transferido para o dia 12 de abril.