A necessidade da edição de uma lei estadual para chamar a atenção da população sobre os cuidados com o câncer de estômago motivou a apresentação do médico especialista em aparelho digestivo, Flávio Daniel Saavedra Tomashich, do Hospital Erasto Gaertner, nesta segunda-feira (12), na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná. A prevenção e o diagnóstico precoce da doença foram os temas centrais da palestra, que atendeu a uma proposição do deputado Stephanes Júnior (PSB).
O médico ressaltou que 28 de setembro poderia ser esse dia de conscientização, marcando assim uma data anual para a intensificação de campanhas educativas e institucionais pelo poder público, mostrando a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença. “Precisamos orientar a população sobre o assunto e uma lei que crie um dia de conscientização seria fundamental para que se possa identificar o câncer de estômago e tratá-lo de forma mais rápida, eficaz e mais barata”.
Segundo o médico, mais de sete milhões de pessoas morrem de câncer no mundo por ano. O médico informou que no Brasil, em 2016, mais de 20 mil casos de câncer gástrico foram diagnosticados, sendo que 14 mil pessoas faleceram por causa da doença.
O médico disse que exames como a endoscopia e a ecografia digestiva são fundamentais para identificar a existência ou não dessa grave doença. Ações de prevenção, como o reforço de orientação acerca de uma alimentação mais saudável, o combate ao tabagismo e ao consumo excessivo de álcool, assim como os exames precoces, estão entre as medidas pontuais mais recomendadas.