Londrina recebe CPI dos Planos de Saúde nesta quinta-feira (6)

05/06/2013 11h46 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Vanderson Luiz Pereira.
Deputado Adelino Ribeiro (PSL).

Deputado Adelino Ribeiro (PSL).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Adelino Ribeiro (PSL).
A Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Assembleia Legislativa do Paraná para investigar a relação entre operadoras de Planos de Saúde Suplementar e prestadores de serviços, realiza audiência pública nesta quinta-feira (6), a partir das 10 horas, na Câmara Municipal de Londrina.

O presidente da Comissão, deputado Adelino Ribeiro (PSL), ressalta que esta será a oportunidade de a população, médicos e as próprias empresas que atuam no setor poderem apresentar queixas, denúncias e sugestões. “A audiência pública é aberta a toda a população de Londrina e região. Se algo está errado com os planos de saúde, queremos saber e vamos colocar essas denúncias no relatório final da CPI”.

O deputado membro da CPI, Tercílio Turini (MD), concorda com o presidente da comissão e reforça o convite aos londrinenses e a oportunidade de levar situações que estejam em desconformidade com os contratos com as empresas, para que a CPI possa analisar e tomar as providências necessárias.



A CPI dos Planos de Saúde foi criada após várias reuniões realizadas na Assembleia Legislativa pela Comissão de Defesa do Consumidor, atendendo uma reclamação dos prestadores de serviço com relação aos honorários médicos. “Os médicos nos procuraram e reclamaram que estão há dez anos sem reajuste em seus honorários. Nesse período, segundo a Associação Médica, a mensalidade dos planos cresceu 160%, enquanto a inflação do período bateu a casa dos 100%. Como consequência é que está ocorrendo um descredenciamento em massa em todo o Paraná, e a população está com cada vez menos opção de atendimento”, explicou o presidente da comissão.

Nos seis meses de atuação, a CPI realizou oitivas na Assembleia Legislativa ouvindo representantes da Associação Médica do Paraná, Associação Médica Brasileira, Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina, Procon, Agência Nacional de Saúde Suplementar e representantes das operadoras dos planos de saúde. Também realizou uma audiência pública em Ponta Grossa.

Além disso, a Comissão solicitou à Agência Nacional de Saúde Suplementar o envio de uma série de documentações que serão importantes na conclusão dos trabalhos. “As reclamações contra os planos de saúde no Paraná são muitas. A ANS sabe disso, tanto que existem algumas centenas de processos administrativos e multas. O problema é que a Agência criada para regular o setor não está cumprindo o seu papel adequadamente, e deixa a desejar na fiscalização e no cumprimento de normas que ela própria cria. Por isso esse descontentamento dos prestadores de serviço e da própria população”, concluiu o deputado Adelino.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação