Instituto Humanista faz palestra sobre prevenção ao câncer de mama na Assembleia

24/10/2012 16h18 | por Sandra C. Pacheco
Tania Mary Gomes presidente do instituto HUMSOL

Tania Mary Gomes presidente do instituto HUMSOLCréditos: Nani Gois/Alep

Tania Mary Gomes presidente do instituto HUMSOL
A importância dos exames e medidas preventivas foi o tema da palestra-show realizada pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL, nesta quarta-feira (24), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, dentro da programação do Outubro Rosa, dedicado à Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama. Comandado pela presidente do instituto, Tania Mary Gomes, o evento contou também com oficina do “Chaveiro do Bem” e números de teatro e dança, além da exibição de peças audiovisuais e depoimentos de mulheres que venceram a doença e hoje se dedicam a ações sociais nessa área.
Presentes ao encontro, as deputadas Luciana Rafagnin (PT) e Rose Litro (PSDB) destacaram a necessidade desse trabalho incansável de conscientização para enfrentar estatísticas preocupantes: estão previstos um milhão de novos casos de câncer de mama para o próximo ano em todo o mundo, 52 mil novos casos apenas no Brasil, onde trinta mulheres morrem por dia em decorrência da enfermidade. De acordo com números do Ministério da Saúde, 50% da população feminina brasileira jamais fizeram mamografia, e um terço das diagnosticadas com a doença vão a óbito, mesmo que os índices de cura, em casos de diagnóstico precoce, possam chegar a 95%.
A mobilização permanente, segundo elas, é fundamental para incentivar a definição de políticas públicas voltadas à saúde da mulher. Para Susana Rossoni, mulher do presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB) e ativa militante do HUMSOL, as iniciativas com a finalidade de levar informações às mulheres sobre seus direitos na área da saúde não podem parar: “Dentro do instituto procuramos fazer o diferente, juntando às palestras ações para promover a alegria e a autoestima das mulheres que lutam contra o câncer ou que já o venceram. Os números mostram que devemos estar sempre em alerta, ampliando as campanhas nesse sentido e motivando as mulheres a buscarem regularmente os exames de mamografia e outros cuidados com sua saúde”, observou.
As palestras esta quarta-feira, dirigidas às funcionárias do Poder Legislativo, ocorrerem em dois horários, às 10h e às 14h, e contaram com representantes da Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura Municipal de Curitiba, importantes parceiros nas programações do Outubro Rosa, que a cada ano ganha novas adesões por parte da iniciativa privada e dos clubes de serviço.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação