Deputado solicita aumento de psiquiatras e psicólogos na saúde de Curitiba  Requerimento encaminhado por Ney Leprevost (União) busca atender demanda crescente por serviços e reduzir filas de espera na rede municipal.

16/07/2024 10h58 | por Assessoria Parlamentar

Requerimento do deputado Ney Leprevost (União) visa ampliar a capacidade de atendimento na Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental.Créditos: Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Ney Leprevost (União) apresentou um requerimento solicitando à Prefeitura Municipal de Curitiba o aumento do quadro de médicos psiquiatras e profissionais da psicologia. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento na Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental, devido à crescente demanda por esses serviços na capital.

De acordo com o expediente, a capital paranaense tem passado por um aumento considerável da demanda por serviços de saúde mental, mas a atual estrutura municipal não tem conseguido atender o fluxo crescente. “O atual déficit de profissionais, especialmente psiquiatras e psicólogos, tem gerado longas filas de espera e dificultado o acesso adequado aos serviços”, destaca Ney Leprevost.

De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Curitiba, atualmente 11.387 curitibanos estão na fila por uma consulta com psicólogo. Já nas consultas psiquiátricas, a fila é de 3.854 pessoas, sendo 398 crianças. Segundo o deputado, investir na saúde mental não só alivia o sofrimento individual, mas também contribui para a redução de custos sociais e econômicos associados a transtornos não tratados, impactando positivamente as famílias e a produtividade da comunidade em geral.

“A ampliação do quadro de médicos psiquiatras e profissionais da psicologia é indispensável para garantir atendimento oportuno e eficiente aos cidadãos,” afirma Leprevost. “Com mais profissionais disponíveis, será possível reduzir as filas de espera, oferecer atendimentos mais frequentes e personalizados, além de fortalecer programas de prevenção e acompanhamento contínuo”, completa o deputado.