Deputado Alisson Wandscheer (SD) participa do lançamento da Frente Parlamentar da Neurodiversidade em Brasília

11/07/2024 18h08 | por Assessoria Parlamentar

Em seu discurso, Alisson falou do vínculo pessoal e político com a neurodiversidade.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Em seu discurso, Alisson falou do vínculo pessoal e político com a neurodiversidade. "Entrei na política para defender a causa porque tenho filhos neurodivergentes que precisam de atendimento e precisam se sentir incluídos na sociedade. Logo que assumi o mandato de deputado estadual, criei o Bloco Parlamentar Temático de Neurodiversidade na Assembleia Legislativa do Paraná, um instrumento de debate, de diálogo e de troca de experiências com a comunidade, entidades e pessoas que militam na área, buscando soluções para as dificuldades enfrentadas diariamente pelas famílias atípicas”, explicou.

O Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista foi a referência de sucesso citada por ele como resultado do trabalho conjunto entre o legislativo paranaense e a sociedade civil organizada. "Após um ano de debates conseguimos criar o primeiro Código do Autismo do Brasil, onde conquistamos direitos e inclusão para estas pessoas. É importante saber que para incluir precisamos de um local apropriado e adaptado para a pessoa. Não é a pessoa que tem que se adaptar ao local”, disse.

Líder da Bancada Paranaense na Câmara dos Deputados e agora presidente da Frente Parlamentar da Neurodiversidade, Toninho Wandscheer falou sobre a necessidade de representatividade para o movimento. “Essa frente parlamentar ajudará a promover uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e justa para todas as pessoas, garantindo o acesso igualitário a políticas públicas e recursos, conforme suas diferenças neurológicas”, disse.

Segundo o parlamentar, a criação da Frente é um passo importante na luta pelo reconhecimento da diversidade neurológica. “Através desse trabalho será possível discutir e apresentar propostas que garantam os direitos e a igualdade de oportunidades para pessoas com transtornos neurológicos. A nossa iniciativa é uma esperança para milhares de famílias que enfrentam dificuldades decorrentes da falta de informação e apoio”.

Toninho citou o trabalho do filho Alisson Wandscheer no Bloco Parlamentar Temático da Neurodiversidade. “Quando atuam juntos, a visibilidade se multiplica e o entendimento chega. É preciso a união de todos para que a pauta da neurodiversidade siga avançando”, finalizou o deputado.

Para Alisson Wandscheer, o ponto de convergência entre o Bloco Parlamentar da Neurodiversidade e a nova Frente Parlamentar será a colaboração mútua em prol de uma causa comum. “A instalação da Frente Parlamentar em Brasília reforça a importância dessa pauta em todos os níveis de governo, amplia o debate na sociedade e acelera os projetos de lei. Isso fortalece ainda mais a nossa luta pelos direitos das pessoas neurodivergentes. Em Brasília o debate é nacional, é aqui que as decisões acontecem e são criados projetos para todo o Brasil. Precisávamos muito de uma voz na Câmara Federal para representar essas pessoas e avançar nas suas conquistas”, concluiu.