CRM-PR alerta sobre riscos de procedimentos feitos por quem não é médico em entrevista à TV Assembleia O Dr. Ermelino Franco Becker, corregedor-geral do Conselho Regional de Medicina do Paraná é o convidado da jornalista Marcele Antonio, que comanda a edição desta semana do programa “Assembleia Entrevista”.

21/06/2024 15h10 | por Nádia Fontana

Créditos: Reprodução/TV Assembleia

O combate ao exercício ilegal da profissão, os riscos e cuidados que a população deve observar ao realizar procedimentos médicos e estéticos invasivos. Esse é o assunto da entrevista concedida pelo professor e médico Ermelino Franco Becker, corregedor-geral do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), a jornalista Marcele Antonio, que comanda a edição desta sexta-feira (21) do programa “Assembleia Entrevista”, da TV Assembleia.

Segundo o Dr. Becker, estudioso do direito médico, o Paraná registra uma denúncia de exercício ilegal da medicina por dia. O Conselho Regional de Medicina está com dezena de processos de fiscalização em andamento. De março a junho deste ano, já foram mais de cem denúncias de casos recebidas pela autarquia pelos canais oficiais da Comissão de Defesa do Ato Médico. Os trabalhos desenvolvidos a partir das denúncias e de ações internas do Conselho já resultaram em três falsos médicos presos e três clínicas que estavam operando de forma irregular foram fechadas. Ele também alerta sobre o que a população deve observar ao realizar procedimentos estéticos invasivos; e destacou que o objetivo é que as pessoas tenham segurança nos procedimentos que estão sendo feitos.

O médico destacou que o combate à invasão do ato médico é um dos principais focos da atual gestão do CRM-PR e orientou a população como proceder para denunciar. Conforme o Dr. Becker, o Conselho Regional de Medicina do Paraná atento ao cenário cada vez mais preocupante de profissionais não habilitados exercendo atos privativos ao médico, determinou, em março, a criação da Comissão de Defesa do Ato Médico. A nova estrutura de atendimento do Conselho dedicada às denúncias de invasão do ato médico recebe as informações por e-mail (defesadoatomedico@crmpr.org.br), telefone/WhatsApp (41-98405-8373) e Instagram (@defesadoatomedicocrmpr), e fará o encaminhamento necessário às autoridades policiais e também internamente, a depender de cada caso relatado.

Toda semana, nova entrevista

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Orientações, dicas e análises sobre diversos temas podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, no espaço que dá acesso ao Plenário, revelando como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou no espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde funcionam os gabinetes parlamentares. As gravações também acontecem no Salão Nobre, que abriga obras de artes de artistas paranaenses. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa entra no ar. Para quem não pode assistir nestes horários tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas.