O presidente da Unimed do Paraná, Orestes Barroso Medeiros Pullin, será ouvido na manhã desta terça-feira (21), a partir das 10 horas, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, pelos deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Planos de Saúde. Também participa da oitiva o representante da Sociedade Cooperativa de Serviços Odontológicos (Uniodonto), Paulo Henrique Cariani.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Adelino Ribeiro (PSL), a CPI entrou na reta final e após a reunião desta terça-feira serão realizadas mais três audiências públicas. A primeira delas será quinta-feira (23) em Ponta Grossa; a segunda acontece no dia 6 de junho, em Londrina, e a terceira ocorre no dia 14 de junho, em Cascavel.
“Gostaríamos de realizar mais audiências públicas, mas não haverá tempo para isso. Mesmo assim, pela quantidade de denúncias que recebemos por e-mail ou via telefone, já temos um panorama de praticamente todas as regiões do estado”, ressaltou. “Os planos de saúde, segundo a Coordenadoria do Procon do Paraná, só não superam a telefonia em número de reclamações. Foram mais de 1.750 reclamações apenas em 2012. Também recebemos uma vasta documentação da Agência Nacional de Saúde que mostra uma quantidade absurda de notificações e multas aplicadas às operadoras apenas no estado do Paraná. Não são apenas os médicos que estão reclamando das operadoras devido aos seus baixos honorários, mas também os usuários que não estão sendo bem atendidos. A oportunidade de as empresas darem as explicações está sendo aberta na CPI”.