A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa que investiga os Planos de Saúde realiza audiência pública em Cascavel nesta sexta-feira (14), a partir das 10 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, encerrando os trabalhos após 120 dias. “Já conseguimos detectar algumas irregularidades, situações que constarão no relatório final e diante das quais essa CPI estará tomando as medidas necessárias”, afirmou o deputado Adelino Ribeiro (PSL), presidente da Comissão.
“Há uma deficiência na fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar e isso ficou claro em todas as reuniões e audiências que realizamos. Mas não é o único problema. Há situações graves que precisam de ações enérgicas porque está ocorrendo um descredenciamento em número considerável dos planos de saúde. A população paga mais a cada ano e o atendimento está ficando cada dia mais limitado, com menos profissionais. Os médicos estão descontentes com seus honorários, que não sofrem o reajuste com a mesma frequência com que aumentam as mensalidades. Mas quem está pagando por isso é a população, que não tem o atendimento que espera”, relatou.
De acordo com o deputado, a audiência pública será a oportunidade de médicos, usuários de planos de saúde e as próprias empresas manifestarem suas denúncias ou reclamações. “A CPI está abrindo o espaço para que todos participem. O Procon do Paraná relatou mais de 1,7 mil reclamações contra planos de saúde no estado do Paraná, o que é um número significativo. Então é o momento de apresentar à CPI os problemas para que possamos tomar as devidas providências”.