Ampliação de conhecimento e noções de cidadania. Isso que os estudantes que participaram da Caravana da Cidadania, que encerrou suas atividades nesta quinta-feira (21), com palestras no Ministério Público do Paraná (MP/PR), levam para suas cidades. “São experiências e conhecimentos que levaremos para toda vida”, disse o estudante Jean Marcilho, de 18 anos. “Poder conhecer os Poderes, a Assembleia, o Ministério Público e os deputados está sendo incrível”, afirmou o estudante que veio a capital paranaense pela primeira vez.
Para ele, estudante do Colégio Estadual Cecília Meireles, de São Pedro do Paraná, participar do projeto Geração Atitude 2019 foi fundamental para poder aprender, conhecer e entender um pouco mais sobre o funcionamento dos órgãos públicos. “Levo para minha cidade lições muito importantes e a experiência de ter contato com autoridades. Conhecimento que irei compartilhar com colegas e professores”, afirmou o jovem que sonha em ser advogado e ingressar na magistratura.
Estudante do 3º ano do Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade, de Novas Tebas, Bruna Luz, achou a experiência muito positiva. “Acredito que todos os alunos deveriam ter essa experiência. É uma oportunidade que muitos não poderiam ter não fosse pelo Geração Atitude”, conta ao comentar que alguns estudantes do grupo nunca tinham conhecido a capital. “Eu já conhecia Curitiba, mas nunca tinha entrado ou tive a oportunidade de conhecer a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público ou mesmo o Palácio Iguaçu. É uma experiência incrível”, afirmou.
Novos horizontes - Para a diretora Mari Jane Mariano, do Colégio Professora Reneé Carvalho de Amorim, de Pontal do Paraná o projeto foi uma lição de cidadania e conhecimento. “Foi como abrir para novos horizontes, novas perspectivas, uma verdadeira lição para os nossos alunos”, disse. De acordo com ela, através do projeto Geração Atitude os alunos puderam ter outra vivência sobre os poderes, mudar a mentalidade, ter mais noção sobre leis e normas. “Foi muito proveito. Faz com que eles ampliem os horizontes e se preocupem com questões como cidadania e democracia. Foi tudo muito prático, um aprendizado enorme”, concluiu ao agradecer aos Poderes pela iniciativa da criação do projeto.
“É fundamental para o desenvolvimento da cidadania. Nossos jovens precisam muito disso, porque eles têm uma visão distorcida do que é cidadania e isso quando tem”, comentou o professor Marçal Lombardi, do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, de Paranaguá. “Esse projeto vem para conscientizar o que é cidadania, o que é um país democrático, como os órgãos funcionam. É fundamental para os jovens terem essa noção, esse conhecimento ”.
Teoria e prática - A Caravana da Cidadania encerrou suas atividades nesta quinta-feira (21), com um passeio turístico pela cidade no período da manhã e com atividades à tarde no Ministério Público do Paraná. Os alunos e professores iniciaram a tarde ouvindo a apresentação do coral infantil Dikaion, de Piraquara, que atende mais de 150 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Depois foi a vez de uma explanação do promotor de Justiça e coordenador geral da Escola Superior do Ministério Público do Paraná (MP/PR), Eduardo Cambi e da jornalista Michele Bravos que falou sobre uma cidade melhor para todos evoluindo com o protagonismo juvenil. Eles finalizaram as atividades participando de um jogo sobre eleições simulando uma eleição.
“Não bastam só teorias. Nós temos que traduzir conceitos em ações, aproximando a teoria da prática e com este projeto conseguimos fazer isso”, afirmou o promotor de Justiça. “A escola precisa ensinar para o trabalho, mas também para cidadania. Nós precisamos preparar os jovens para serem cidadãos, para que eles se sintam protagonistas das mudanças que precisam ser feitas na sociedade”, afirmou.
Para ele, estas mudanças podem ser feitas dentro da escola, melhorando o ambiente escolar. “Porque é a através da escola que atingimos o bairro, os serviços de saúde, de transporte, produzimos reflexão, críticas e iniciativas que podem melhor a vida das pessoas”, observou, ao comentar que a Caravana da Cidadania traz a Curitiba 32 jovens com seus professores.
“É a população ajudando o legislador, o agente público a fazerem a diferença. Com isso nós damos voz e vez aos jovens que uma vez empoderados vão continuar levando esta mensagem às salas de aula, aos bairros e às cidades. Assim ele vai se sentir importante e na medida que alguém se acha importante ele vai ser protagonista naturalmente da sociedade”.
Vencedora – A edição 2019 do Geração Atitude, a quinta do projeto que é uma parceria entre Assembleia Legislativa do Paraná, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e da Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude, teve como vencedora a estudante Mariane Silvério, da cidade de Toledo.
O projeto de lei apresentado por ela cria o programa Paraná Consciente, destinado à compreensão do Orçamento Público por estudantes do Ensino Médio e Técnico da Rede Pública estadual.
Engajamento - O Geração Atitude é coordenado na Assembleia pela Diretoria de Comunicação. O programa estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.