A Assembleia Legislativa promove nesta quarta-feira (08), em formato híbrido, a audiência pública “Desafios da Cultura no Paraná”, para discutir o processo de retomada do setor. Por proposição dos deputados Michele Caputo (PSDB) e Goura (PDT), o debate foi uma reivindicação de entidades que representam tanto empregadores quanto trabalhadores da Cultura no estado, que foram atingidos em cheio pelos efeitos econômicos da pandemia.
O evento está marcado para às 14 horas, no Auditório Legislativo, e também será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, site e rede sociais do Legislativo.
Na pauta, temas como a situação do Teatro Guaíra e dos corpos artísticos vinculados, o orçamento do PalcoParaná, as possíveis irregularidades identificadas pelo controle social na gestão da Cultura do Paraná, medidas tomadas pela sociedade civil em relação à retomada das atividades, a aplicação da Lei Aldir Blanc, além de mecanismos de fomento à cultura, como o PROFICE, o PROMIC.
“Temos o compromisso de dar espaço a quem de fato faz a cultura do Paraná, quem está na ponta, sofreu com a pandemia e agora precisa de ações efetivas de fomento do poder público para voltar ao trabalho dignamente”, afirma o deputado Caputo.
Para ele, a audiência é uma oportunidade do setor ter voz frente à política pública que vem sendo adotada no Estado. “Nossa ideia é contribuir com soluções diante das dificuldades de quem tem a Cultura como uma profissão. Chegou a hora de abrir o diálogo e, se necessário, fazer ajustes neste rumo que está sendo tomado”, complementa o deputado.
Entre os convidados estão a superintendente-geral de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira; a ex-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter; a ex-presidente do PalcoParaná, Nicole Barão Raffs; a bailarina do Teatro Guaíra, Paula de Oliveira e Sousa; o presidente licenciado do SATED-PR, Adriano Esturilho; o presidente do SEPED-PR, Gehad Ismail Hajar; e o secretário de Cultura de Londrina, Bernardo Pellegrini.