A Assembleia Legislativa prestou homenagem nesta terça-feira (17), durante a sessão plenária, à Igreja Adventista do Sétimo Dia, que está comemorando o centenário de inauguração do seu primeiro templo em Curitiba. Na ocasião, o pastor Paulo Bravo, que estava acompanhado por representantes da instituição, falou sobre a história e as atividades da igreja na Capital e em todo o Paraná.
“É uma igreja que sabe se renovar, se adaptar às necessidades da sociedade,” afirmou o pastor, ao relatar o crescimento do número de membros e do trabalho realizado em diversas áreas. “Além do campo espiritual, a Igreja Adventista do Sétimo Dia desenvolve um importante trabalho nos campos educacional e social”, acrescentou. A proposição da manifestação foi do deputado Artagão Júnior (PMDB), que saudou os integrantes da igreja e enalteceu as atividades desenvolvidas.
História – A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja cristã protestante com atuação mundial que teve suas primeiras raízes entre as décadas de 1850 e 1860, concomitantemente nos Estados Unidos e na Europa. Em Curitiba, o primeiro templo dos adventistas do Sétimo Dia foi inaugurado oficialmente em janeiro de 1915. Situado na esquina das ruas Brigadeiro Franco com Saldanha Marinho, contava com 80 membros batizados. A cada ano a igreja crescia e o templo acabou ficando pequeno. Por isso, em 1935 foi inaugurada uma segunda sede, localizada na rua Ermelino de Leão, com capacidade para 500 lugares. No local também funcionou a Escola Adventista durante muito tempo. Ao longo dos anos esse templo já não abrigava todos os membros e nos cultos de sábado algumas pessoas tinham que permanecer ao lado de fora, escutando a pregação através de alto-falantes. Assim, em 1966 a Igreja Adventista do Sétimo Dia inaugurava outra sede, desta vez situada na alameda Carlos de Carvalho, no centro da Capital, com 900 lugares na nave principal e galeria. O crescimento constante do número de novos adventistas fez com que esse templo também ficasse pequeno. Para atender as necessidades de seus membros, em 2010 foi inaugurada a atual sede, no mesmo endereço, mas tem capacidade para 2000 lugares, incluindo galerias, numa área construída com mais de seis mil metros quadrados.