Por iniciativa do deputado estadual Renato Freitas (PT), a sessão solene desta segunda-feira (02), no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio da Assembleia Legislativa, prestou homenagens aos 60 anos do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo que, ao longo dessas seis décadas, tem sido protagonista essencial na transformação digital do Estado.
O proponente e presidente da sessão solene destacou a importância de a Assembleia Legislativa do Paraná celebrar o sucesso da SERPRO. “O Serviço Federal de Processamento de Dados fez, no dia de ontem, 01 de dezembro, 60 anos. Nós decidimos homenagear esta importante empresa porque é a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo. Ela garante aos cidadãos brasileiros a digitalização da carteira de motorista, do título eleitoral, as assinaturas digitais e todo o processo digitalizado que evita burocracia, evita filas, reduz custo e garante, com isso, cidadania para as pessoas. Por isso, homenagear e prestar reverência a uma atuação tão importante de uma empresa que tem 60 anos e que é a mais desenvolvida do mundo na área em que atua, é para nós um orgulho muito grande e uma necessidade para que a gente continue melhorando os serviços e não privatizando”.
A deputada Luciana Rafagnin (PT) participou da sessão solene e enalteceu o aniversário da SERPRO que promove a transformação digital no setor público. “Estamos falando de um serviço que é essencial para o nosso país, são 60 anos de história, 60 anos de muitas realizações e de muitas conquistas para os brasileiros. O SERPRO é um dos pilares da transformação digital do nosso país, lá acontecem mais de 4 mil sistemas de informações que envolvem, desde a questão de uma declaração de imposto de renda, o e-CAC (onde são realizadas consultas e declarações de pessoas jurídicas), a Nota Fiscal Eletrônica, o Sistema de Controle de Imóveis da União e a gestão do bolsa-família que faz da SERPRO um agente de transformação social. Ela vem acompanhando e superando os desafios da evolução tecnológica desde a computação de dados, passando pela tecnologia da informação e chegando à inteligência artificial. Parabéns a todos que fazem acontecer o dia a dia do SERPRO”.
O gerente de divisão do SERPRO/Curitiba, Marcelo Soares da Silva, participou do evento representando a diretoria geral e comentou sobre a homenagem oferecida pela Assembleia Legislativa. “Recebemos com muito orgulho esta homenagem do legislativo paranaense. O SERPRO é uma empresa do governo federal responsável pela tecnologia e da informação no país, atendemos a maior parte dos serviços federais para atender o cidadão. Nós somos responsáveis diversos sistemas que atendem e fazem funcionar a infraestrutura do país. A nossa missão é atender o cidadão brasileiro com tecnologia de ponta sempre, e tem sido assim por 60 anos”.
História
Criado pela Lei federal nº 4.516, de 1º de dezembro de 1964, a história da estatal corre em paralelo à história da tecnologia brasileira. Hoje é a maior empresa pública de Tecnologia da Informação do mundo e, ao longo dessas seis décadas, tem sido protagonista essencial na transformação digital do Estado.
Com uma trajetória de grandes realizações, o Serpro foi pioneiro e passou por todas as fases da digitalização do país. Nas décadas de 60 e 70, com os primeiros computadores; na década de 80, com os computadores pessoais; nas décadas de 80 e 90, com as primeiras comunicações em rede e aparecimento dos telefones celulares; e nos anos 2000, com o surgimento dos smartphones. Em 2020, um grande aparato tecnológico está à disposição para sustentar o governo federal e para sustentar, também, na empresa, as aplicações e os clientes tanto públicos quanto privados.
Desde a sua fundação, a empresa tem como missão transforma tecnologia em pontes, aproximando pessoas e encurtando distâncias, promovendo inclusão e inovação. A empresa está em constante processo de renovação e atualização diante de cada desafio tecnológico surgido.
Compuseram a mesa de honra o proponente e presidente da sessão solene, deputado Renato Freitas (PT); a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT); o gerente de divisão do SERPRO/Curitiba, Marcelo Soares da Silva, representando a diretoria geral; o senhor Emerson Sachio Saito da Organização Local dos Trabalhadores SERPRO (OLT); o representante regional e gerente de departamento do SERPRO, senhor Alexandre dos Santos Ferreira e o analista de desenvolvimento do SERPRO, senhor Flávio de Arcega.