Atendendo iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD) a Assembleia Legislativa realizou sessão solene no final da tarde desta quarta-feira (16) para comemorar os 60 anos de fundação do Grupo Educacional Bagozzi, sediado nos bairros do Portão e do Xaxim, em Curitiba. Para o deputado, as seis décadas da instituição, sempre prestando relevantes serviços à comunidade na área da educação e obras sociais, “representam uma trajetória a ser celebrada e reconhecida pela contribuição na formação de nossos jovens”.
O superintendente do Grupo Educacional Bagozzi, padre Giovanni Erittu, revelou-se sensibilizado e orgulhoso com a homenagem prestada pelo Legislativo estadual: “Este ato representa o reconhecimento do trabalho dos padres oblatos de São José Marello e dos educadores bagozzianos na formação de jovens e nas ações sociais visando humanizar gerações no Estado do Paraná”, afirmou.
História – No ano de 1954 o padre João Bagozzi idealizou a Escola Imaculada Conceição e, um ano após, ela começou a funcionar ao lado da paróquia Senhor Bom Jesus do Portão, contando com apenas três salas e uma quarta, que utilizava as dependências da casa paroquial. A escola foi muito bem sucedida nos anos seguintes, em grande parte devido ao esforço do padre João. A obra iniciada por ele prosseguiu após sua morte, em 1960, através da direção dos padres Dario Zampiero, Roberto Paloto e Ciríaco Bandinu, ainda sob a denominação de Escola Imaculada Conceição.
Em 1970 fundiu-se com o ginásio Padre João Bagozzi, dando origem ao Colégio Padre João Bagozzi, sob a direção da professora Hildegard Sondahl, a Dona Hilde. E não parou mais de crescer. Em 2002 foi inaugurada a Faculdade Padre João Bagozzi. Com estrutura física própria e mantendo a qualidade associada a seu nome, oferece hoje mais de vinte opções de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Ciências da Vida e da Sociedade e Ciências da Administração e Desenvolvimento.
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.