A segurança das crianças é tema do programa Assembleia Entrevista desta semana A delegada-chefe Patrícia Paz, que atua na resolução de desaparecimentos, fala sobre o tema numa entrevista concedida a repórter Paola Manfroi.

23/08/2024 15h31 | por Nádia Fontana

Créditos: Reprodução/TV Assembleia

Uma criança desapareceu? “Tão logo o pai ou responsável tome conhecimento do desaparecimento ou entenda que a criança fugiu da rotina, não está em casa no horário em que deveria estar ou não está atendendo, registre o Boletim de Ocorrência (B.O)”, orienta a delegada-chefe, Patrícia Paz, do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da Polícia Civil do Paraná. Os cuidados que garantem a segurança de meninos e meninas paranaenses é tema do programa Assembleia Entrevista, que já está no ar na TV Assembleia.

Durante a entrevista, comandada pela jornalista Paola Manfroi, a delegada fala sobre a atuação do Sicride e também dá dicas essenciais para os pais e responsáveis, que contribuem para a segurança das crianças e adolescentes. Criado em 1995 pelo Governo do Estado como a primeira e única estrutura do Brasil dedicada exclusivamente ao desaparecimento de crianças e adolescentes, esse serviço da Polícia Civil tem se destacado nos últimos anos pelos índices de 100% de resolução de casos. A alta eficiência fez com que o modelo de funcionamento paranaense se tornasse uma referência nacional, com participação do Sicride nas discussões que pretendem estabelecer uma legislação específica em nível nacional sobre o tema. A prevenção é apontada por Patrícia Paz como fator essencial para evitar esse tipo de ocorrência. Um outro ponto destacado no programa é a segurança na internet. A delegada diz ser vital ensinar, alertar sobre os perigos do mundo virtual. Isto porque muitos abusadores usam esse contato on-line para atrair e enganar as crianças. Frisou ainda que tão logo seja constatado um desaparecimento, ele deve ser comunicado as autoridades.

Com sede em Curitiba, o Sicride recebe os boletins de todas as cidades do Paraná sobre desaparecimento de crianças e também conta com o apoio de outras unidades quando necessário. Conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o órgão atua em casos de pessoas com 0 a 12 anos de idade incompletos. A depender da situação, o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e forças de segurança de outros estados, entre outras instituições parceiras, podem ser acionadas. O Sicride promove palestras e a distribuição de materiais informativos que orientam: ao menor sinal de uma situação suspeita, a Polícia Civil seja notificada. Para agendar palestras é só encaminhar um e-mail com as informações para o seguinte endereço: comunicacao@pc.pr.gov.br. Já em caso de necessidade, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) dispõe de diversos canais para registro do B.O. A notificação pode ser feita pelos telefones (41) 3270-3350 ou (41) 3224-6822, de forma eletrônica pelo site da Polícia Civil ou em qualquer delegacia do Estado.

Nova entrevista no ar

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Orientações, dicas e análises sobre diversos temas podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, no espaço que dá acesso ao Plenário, revelando como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou o espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde ficam os gabinetes parlamentares. Em outros momentos, a gravação aconteceu no Salão Nobre, onde ficam expostas obras de artistas paranaenses. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!